segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ibitipoca e tal - parte 2

Encontramos Ibitipoca por acaso. "Veio de brinde" quando googlei : circuito histórico minas. Decidimos adiantar a partida em 5 dias e foi a melhor escolha. 

Localização
Conceição de Ibitipoca fica a aproximadamente 260 km do Rio de Janeiro. É só seguir pela BR 040 e em Juiz de Fora pegar a BR 267 até Lima Duarte, de lá pegue a estradinha de chão até o destino. Leve um bom mapa, o gps não reconhece as ruas e estradas locais com precisão.Caso precise pedir informação dê preferência aos motoristas, pedestres na maioria das vezes se enrolam. Caso não tenha jeito, analise se o caminho sugerido é viável para automóvel, algumas ruas são mão única. Preste bastante atenção nas palavras e na linguagem corporal empregada pela  pessoa. As vezes falam "a esquerda" apontando para a direita, confirme os pontos de referência utilizando também a linguagem corporal. 

Estrada
O caminho entre Lima Duarte e Ibitipoca é de 
terra. É um bom pedaço. Fomos com um Celta, mas estamos acostumados a pegar esse tipo de estrada. Na ida estava um sol de rachar, foi tranquilíssimo. Na volta, havia chovido nos 3 dias anteriores, alguns trechos estavam emocionantes! A dica é: vá devagar e sempre. 
Placa e vila ao fundo. Estrada calçada pouco antes da entrada.


Atrativos
Em Ibitipoca vivenciamos:
-natureza;
-história;
-culinária;
-aventura;
-noite.


O Parque Estadual é o grande atrativo, mas existem várias outras diversões. Pesquise a história do lugar antes de viajar. História social e geológica. Sabendo alguns dados tudo fica mais interessante, tudo se torna turístico. Conheça as personalidades locais, converse com elas. Faça um passeio à cavalo. Visite a noite na vila. 


A estrutura do parque é muito boa. Não é à toa que é cobrada uma entrada de 15 reais por pessoa. O espaço de camping é muito bom, um dos melhores que já vi. Há um restaurante com linda vista. As trilhas são fáceis e bem sinalizadas, tão abertas que em alguns pontos daria para passar carro, se seguir as placas não há como se perder. Quero até levar meu avô da próxima vez. Existem três circuitos, dá pra fazer 1 por dia, mas se quiser explorar todos os lugares com calma aconselharia visitar o parque mais um ou dois dias. Nós fomos dois dias apenas, pois os outros choveram. Fizemos o Circuito das águas e o Pico do Pião, faltou a Janela do céu e várias grutas. 


Não deixe de visitar a fábrica de Pão de Canela da dona Maria (fica no caminho para o parque), foram super receptivos. Visite também o sítio da dona Miúda e converse com ela, dizem que adora um bom papo. Nós fomos lá mas ela estava dormindo. Outra personalidade local é o Zé do Arame. Ele tem um bar bem lá no centro. É um contador de causos. A noite visite o centro. Há vários bares, restaurantes e algumas lojinhas. No Ibitilua quase sempre tem show, ocorre inclusive um festival de Blues certa época do ano. 


Estadia
Fechamos um pacote de Ano Novo na Pousada Pasto do Lambari. Indico. Fomos muito bem atendidos da recepção ao check out, o valor da diária é bem acessível, tudo é limpíssimo  e arejado, há um bistrô em anexo que é um charme, está localizado bem no centro da vila e a equipe é super simpática. A simplicidade é o luxo do lugar, é o que torna o ambiente aconchegante. Me senti em casa. Acesse http://www.ibitipoca.tur.br/pastodolambari/ e conheça o lugar.

PS: Leve dinheiro em espécie. Abasteça em Lima Duarte, não há posto de gasolina em Ibitipoca. Se costuma utilizar remédios leve-os também, não há farmácia. Celular só pega da Claro, e pega muito bem. Leve casaco, faz frio mesmo no verão. Evite os feriados prolongados, dizem que enche muito. Leve lanterna para entrar nas grutas.






Para maiores informações acesse http://www.ibitipoca.tur.br/ .

3 comentários:

  1. eu quero fazer tooodo esse percurso
    eu quero!!!
    adorei as fotos

    ResponderExcluir
  2. Faça mesmo, vale a pena.
    Ainda vou ilustrar mais, meu lap deu pau com tudo dentro!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa foto sua e do philipe dá até pra pensar que foi no inverno !!!! rs
    Quem me dera que no Rio estivesse fazendo este clima...
    hummmmf

    ResponderExcluir