domingo, 1 de junho de 2014

Além da dor

Quem passa por uma uti neonatal não sai ileso. Dizem que os traumas sofridos por pais de uti são semelhantes aos traumas de guerra. Eu, de lá carrego mais aprendizados que traumas, mais alegrias que dores, mais amigos que conhecidos.

Foram 102 manhãs, 101 tardes, 101 noites - porque lá dentro o tempo corre diferente. Ele tinha nascido mas era como se ainda estivesse sendo gerado. E nós, como pais, entramos na casca e fomos chocados.

Uma mãe de uti nem sempre é mais puérpera, mas nem por isso está menos sensível e instável emocionalmente; assim como um bebê de uti não necessariamente acabou de nascer, mas para ele tudo é novidade, é como se tudo fosse primeira vez. Quando uma mãe junta esses dois itens e age só com o coração, seus dias viram uma explosão de adrenalina que chega a dar uma onda nos momentos iniciais e depois dificulta as coisas.

Mas não adianta, proteção materna é instinto! Que mãe não viraria o bicho vendo alguém manipular seu filho com a maior naturalidade enquanto ele chora? A vontade que dá é incorporar o whatahell e cair na voadora! É difícil não se deixar dominar pelos pensamentos mais obscuros.

Para sobreviver há de se filtrar as emoções e voltar-se um pouquinho para a razão. Quando saí da minha matrix e me abri para aquela realidade, comecei a caminhar mais leve.

Observei cuidadosamente o dia-a-dia de mais de 70 profissionais e é óbvio que tenho muitas críticas - sou mãe! - porém, aprendi a amá-los e consegui identificar pelo menos uma qualidade em cada um.

Na sala de espera fria (em todos os aspectos) descobri aconchego em outros pais. Aos poucos os cumprimentos e olhares perdidos foram sendo substituídos por papo furado, gargalhadas e choros noturnos coletivos via whatsapp.

E foi mais ou menos assim, indo além da dor, que descobri o amor mais amor que o que eu tenho pelo meu amor.

4 comentários:

  1. Não há como ler e não se emocionar! Mesmo estando distante, mandamos muitas energias positivas a vcs e fico imensamente feliz em ver como essa história está caminhando lado a lado a felicidade! Com carinho... Wendy Davies

    ResponderExcluir
  2. Minha experiência de UTI neo natal trouxe muito aprendizado. Não posso deixar de considerar de que o período lá vivido faz parte de um mundo a parte de tudo. O tempo corre diferente realmente, é um outro planeta, uma outra dimensão, como se emoção e razão fossem ítens de prateleira, onde você para e diz: agora preciso usar esse. Sei lá, uma Matrix realmente. Quanto aos companheiros de jornada interna, esses são "irmãos e sobrinhos", cúmplices, que chegam, dizem olá e ficam para sempre em nossas vidas. Serão amados para sempre, incondicionalmente.

    ResponderExcluir
  3. Convidar o sofrimento e a dificuldade para sentarem e tomarem um chá é uma sabedoria e tanto, inspira bons resultados, transcende! Desejo que essa experiência grandiosa abençoe, não só o caminho desse pequenino ser de luz, mas a jornada dessa linda família que acaba de nascer! Beijocas!

    ResponderExcluir